top of page

Projetos Paisagísticos I

ESFF_Projeto paisagístico1_Teresa Ramos.jpeg
ESFF_Projeto paisagístico1_Teresa Ramos.jpeg

Teresa Ramos

A paleta de plantas deste projeto combina a alfazema-da-madeira (Lavandula pinnata ssp. maderensis), o goivo-da rocha (Matthiola maderensis), a azedinha (Rumex simpliciflorus), a selvageira (sideritis candicans) e uma gramínea - a Hyparrhenia hirta. Esta proposta segue a estética naturalista do jardim selvagem, na esteira de Piet Oudolf, procurando recriar uma paisagem natural. Para além das espécies perenes, as espécies bienais presentes são plantas que produzem auto-sementeira, reproduzindo-se naturalmente.

Turma 1113

João Pedro Coelho

Turma 1113

Este projeto apresenta uma paleta minimalista, composta pelo jasmineiro-branco (Jasminum azoricum), a cila-da-madeira (Autonoe maderensis) e a alfazema-da-madeira (Lavandula pinnata). Uma gramínea, Holcus lanatus, confere um sentido de continuidade ao conjunto, reforçado pela presença do funcho. É uma proposta de jardim com um cunho marcadamente madeirense, sendo  as plantas principais da composição exclusivas do Arquipélago da Madeira, com excepção do funcho (Foeniculum vulgare) e da Holcus lanatus, nativas da ilha, mas presentes também no território continental.

A cor branca do jasmim, o lilás da alfazema e o azul-anil da cila sobressaem sobre o verde, a cor predominante.

Esff. Projeto paisagístico_João Coelho.heic
Esff.SofiaGonçalves.EstudosPaisagisticos3.jpeg

Sofia Gonçalves

Turma 1113

Este projeto contempla uma seleção de plantas autóctones raras: o goivo-da rocha (Matthiola maderensis), a erva-branca (Teucrium betonicum) a couve-da-rocha (Sinapidendron gymnocalyx), a cila-da-madeira (Autonoe maderensis) e a azedinha (Rumex simpliciflorus). Este jardim oferece um jogo de cores cheio de contrastes, entre o dourado do farrobo e da couve-da-rocha e o azul-anil da cila-da-madeira, o lilás do goivo e o magenta da abrotona e os tons róseo-avermelhados da azeda, havendo uma simultaneidade parcial nos períodos de floração destas plantas. 

Esff_Projeto paisagístic_Teresa Ramos.jpeg

Teresa Ramos

Turma 1114

Este projeto propõe o jogo cromático entre os dourados do cardo-branco ou cardo-de-cristo (Carlina salicifólia) e da perpétua ou murrião (Helichrysum obconicum), em floração estival e outonal, os tons de violeta da alfazema-da-madeira (Lavandula pinnata)  e as diversas tonalidades de verdes tomentosos e argênteos das folhas. O rosa-escuro da azedinha (Rumex acetosella angiocarpus) alegra este jardim apenas entre maio e junho. A pedra e a gramínea Holcus lanatus sublinham o visual natural deste jardim.

Esff_Projeto paisagístic_Teresa Ramos.jpeg
bottom of page