O Projeto
Acarinhando a biodiversidade local
​
O Projeto Wild FF nasceu no ano letivo 2020-2021, com a criação de um jardim silvestre num espaço delimitado do jardim nobre da ESFF, dedicado à divulgação e conservação das espécies nativas e endémicas da ilha, do Arquipélago da Madeira e da Macaronésia. Na paleta do jardim, constituída por plantas do litoral, destacam-se espécies endémicas raras ameaçadas de extinção - uma coleção que crescerá com o tempo.
​
Fundamentação
Os jardins silvestres constituídos por plantas autóctones podem contribuir para mitigar a perda de habitat resultante da urbanização e proporcionar refúgio para a fauna local. Inseridos numa escola, têm grande potencial pedagógico, como pólos de divulgação e de conservação da biodiversidade local.
Missão
Contribuir para a educação ambiental, fomentando o respeito e a compaixão por todos os seres vivos, promovendo práticas sustentáveis e encorajando a ação consciente, responsável e regenerativa, mediante a prestação de serviços ecológicos com impacto na comunidade local.​
​
Visão
Para preservar a biodiversidade global é necessário agir localmente. As pequenas ações contam e os contributos de cada indivíduo ou grupo fazem a diferença, repercutindo-se na coletividade.
​
​
​
​
​
Dinâmica
Este é um espaço interdisciplinar, de encontro e de partilha de saberes. O programa de atividades práticas contempla vivências em interação com a natureza e acolhe parcerias com a comunidade envolvente.​
​
​
​
​